Amigos e Companheiros de Armas,

No passado fim-de-semana, a C.M de Loures acolheu a 4ª Jornada de Esgrima Histórica no Pavilhão de Macau, aonde irá funcionar a Sala de Armas de Esgrima Histórica de Loures.

A Jornada teve como instrutores, Ton Puey da AGEA e Denis Cabrera da Sala Compostelana que ofereceram uma excelente demonstração de esgrima histórica, quer de espada de mão e meia baseada nos textos de Johannes Liechtenauer por parte do Denis, quer pela exposição teórica e prática de textos de” A Verdadeira Destreza” exemplarmente demonstrada por Ton Puey.

Dois dias de trabalho árduo para os 32 atletas de todo o país que responderam ao apelo da esgrima histórica no seu verdadeiro sentido – História e Desporto.

Muitas novidades ao nível de proteção com mostra de equipamentos apropriados para a prática desportiva de esgrima histórica, agradecemos à empresa O Mestre de Armas a exposição de material e equipamentos.

Uma especial menção aos “comandos” da equipa de arbitragem que em apenas 6 horas de trabalho duro, aprenderam e praticaram a difícil arte de arbitrar um desporto que nada mais é do que xadrez jogado à velocidade do pensamento. Penso ser uma equipa que deveria continuar a praticar pois demonstrou uma qualidade fora de série.

A todos absolutamente todos um agradecimento pela presença, desportivismo e árduo trabalho, e uma menção de agradecimento muito especial ao Dr. Alfredo Santos – C.M. de Loures – Departamento de Desporto e Cultura.
Aos grupos envolvidos nesta jornada, uma nota de agradecimento pelo convívio, camaradagem e boa disposição.

A seguir vamos participar no Campeonato do Mundo de Artes Marciais, e aqui estão algumas imagens para que quem não esteve comece a preparar-se para 2015.

Fernando Brecha

4ª Jornada de Esgrima Histórica

4a Jornada de Esgrima Histórica

 

Alguns vídeos de combates seguidos de fotos do evento:

 

 

As prometidas fotos:

Share Button