BARTITSU

– A Arte de Combate com Bengala –

 image001

Da História

Os sistemas europeus de combate com “pau” ou bordão incluem uma grande variedade de métodos que foram descritos em numerosos manuscritos de diversos autores.
Muitos destes métodos desapareceram mas outros adaptaram-se e sobreviveram quer folclóricos ou como desporto, tendo como exemplos,“O Jogo do Pau” em Portugal, “O Juego del Palo” nas ilhas Canárias, “Le jeu de La Canne”em França,“La Scherma di Bastone” em Itália.

Em 1854 Giuseppe Cerri editao “Trattato teórico e pratico della scherma di bastone” e é influenciado por mestres da escola italiana de esgrima comoAchille Marozzo e Francesco Alfieri.

O sistema francês de “la Canne” ainda é praticado como um desporto.
A adaptação de autodefesa de “la Canne”, desenvolvido pelo suíço mestre de armas Pierre Vigny no início de 1900, foi revivida como parte do currículo de Bartitsu.

A arte de esgrimir com um “bordão” era conhecida e praticada pelos egípcios conforme se pode ver nas seguintes imagens:

image002image003Edward William Barton-Wright nasceu em 1860 e foi educado na França e na Alemanha. Engenheiro dos caminhos-de-ferro, trabalhou em países como Egipto, Portugal, Malásia e Singapura.

Em 1898, Edward William Barton-Wright, após ter passado três anos no Japão, retornou a Inglaterra e anunciou a formação de uma “nova arte de defesa”. Esta arte procurava combinar os melhores elementos de uma variedade de estilos de luta. Assim nasceu o “Bartitsu”.

Em Portugal, além das tradições folclóricas recriadas pelos “Pauliteiros de Miranda” denominada “lhaços” que são o eco das tradições militares dos povos greco-romanos, o “Jogo do Pau” continua hoje em dia representado pelo Mestre Nuno Russo da Esgrima Lusitana e tem as suas raízes nos textos do “Memorial da Prattica do Montante” de Diogo Gomes de Figueyredo escrito e impresso a 10 de Maio de 1651.

A Academia de Esgrima Histórica estuda e interpreta o “ Tratado das lições da espada preta, e destreza, que hão-de usar os jogadores della” por Thomas Luís – 1685.

O pau é a defesa do homem” é um ditado que atravessa a história de Portugal e desde tempos imemoriais que as histórias das feiras varridas a varapau são o prato forte das conversas de soalheiro. A literatura portuguesa referente ao Jogo do Pau é rica e abordada por ilustres escritores, com páginas de cortar a respiração deixo aqui apenas três exemplos dos muitos que poderão ser encontrados em “http://jogodopau.tumblr.com/Literatura”.

A Morgadinha de Val-d’Amores” – Camilo Castelo Branco (1871)

Terras do Demo”- Aquilino Ribeiro (1919)

O Terceiro Dia da Criação do Mundo”- Miguel Torga (1952)

Outra referencia literária ao Bartitsu será a tecnica descrita por Sir Arthur Conan Doyle como utilizado por Sherlock Holmes em “The Adventure of the Empty House” (1901)

 

O que é necessário para praticar “BARTITSU”?

Sapatilhas, Calças de treino, Camisola branca de mangas compridas, Luvas e Bengala.

 

Que Bengala?

A Academia de Esgrima Histórica usa exclusivamente a BENGALA DE LÓDÃO das terras de Baião, pela sua qualidade e resistência.Aqui poderá utilizar dois modelos:

1 – Decorado que serve para treino e prática de recriação histórica.

image0042 – Liso para utilização em treino e prática de sala de armas.

image005

 

Onde poderá praticar A Arte de Combate com Bengala?

Nas salas de armas de Academia de Esgrima Histórica:

Lisboa – Sintra – Loures – Setúbal – Leiria – Tomar.

 

O Bartitsu é igual ao jogo do Pau?

Não, não é.

O Bartitsu ou o combate com bengala utiliza técnicas diferentes por ser derivado de um misto de artes marciais, sendo mais ligado àdefesa pessoal utilizando técnicas originadas pelos conceitos de savate, boxe e judo.

 

Quem pode praticar Bartitsu?

Todas as pessoas dos 14 aos 70 anos de idade.

A Bengala é de fácil utilização e pode ser praticada indiferentementedo sexo ou do peso, pois tem a ver com a técnica de utilização e não com a força.

Quanto às senhoras, leiam este artigo… http://en.wikipedia.org/wiki/Edith_Margaret_Garrud.

Contactem para informações.Tl.919158310 /211966017 – esgrima@academiaeh.pt

image010

Share Button